
Não
tem jeito mesmo, mulher se preocupa com muitas coisas e se ocupa com várias delas
ao mesmo tempo. Acaba arrumando um tempinho pra tudo, menos para ela mesma;
Prioriza todo mundo e acaba ficando em segundo plano. Mas, e o sonho de se
sentir bonita e magra? "Amanhã eu começo..."
"Segunda-feira..." Esse "amanhã" ou
"segunda-feira" nunca chegam e aí começam as crises
de remorso, culpa, insatisfação e adivinha quem entra em cena? Isso
mesmo! A danadinha da ansiedade que traz compulsão alimentar fazendo não
só o sonho se distanciar como também o peso aumentar.
Por
causa de nossa briga com a balança colocamos a culpa em tudo e em todos: as
ocupações do dia-a-dia, as crianças, o trabalho, a igreja, a escola...
Colocamos tantas coisas, pessoas, circunstâncias e situações na frente do que
queremos que alcançar o peso ideal se torna algo inatingível mesmo.
Mas
qual seria o peso ideal? Só é bonito quem é magro?
Respondendo
a primeira pergunta, o peso ideal vai depender não só da idade e altura, mas
também do biótipo da pessoa além do condicionamento físico. Por isso, nunca se
compare com ninguém, pois mesmo com o mesmo peso e idade podem ter biótipos
diferentes, fazendo com que suas necessidades sejam diferentes.
Bom,
quanto à segunda pergunta, só é bonito aquele que se valoriza! Aprenda a se
amar, a se respeitar, a se arrumar pra você mesma. Mude o corte ou a cor dos
cabelos, se maquie, mesmo que não vá sair de casa, se vista confortavelmente,
porém roupas que te façam sentir mais mulher, mais bonita, mesmo em casa. Esse
é o primeiro passo para alcançar o objetivo da perca de peso. O segundo é:
Academia! Não tem jeito amiga, infelizmente se não fizermos um compromisso com
hora marcada, não rola. Você pode saber tudo na teoria, mas não pratica. Pode
ser ginástica localizada, musculação ou mesmo a caminhada (desde que levada à
sério) acompanhada é claro de uma mudança primeiro de mente depois do cardápio.
Não adianta comer fruta pensando num sorvete, porque na primeira oportunidade
que você tiver, vai “afogar as mágoas” no maior pote que encontrar e aí já era
esforços de dias! O importante é trabalhar a cabeça primeiro e não ter pressa.
Aí vão algumas dicas extremamente importantes que considero relevantes para a
perda de peso.
1°-
Trabalhe seu psicológico. Diga pra você mesma palavras de afirmação, mesmo que
muitos digam o contrário não se desanime. Diga sempre que vai conseguir, que
vai chegar lá, consciente de que não é da noite para o dia, que haverá um
processo, um caminho a ser percorrido.
2º-
Nunca desista. Se você extrapolou um pouquinho (ou um poucão!) na sua
alimentação, não pense que é a pior das criaturas da face da terra,
simplesmente beba um copo d’água, respire fundo e comece tudo de novo! Não
espere o dia seguinte, retome as rédeas da situação imediatamente, se acontecer
de novo, tome sempre a mesma atitude. Agindo assim, verá que as recaídas
ficarão cada vez menores.
3º-
Estabeleça horários. Não só para a alimentação, mas para todas as suas
atividades do dia-a-dia, especialmente se você não trabalha fora. Ter horário
para dormir também é fundamental.
4º-
Não coma apressadamente nem fracionado. Se for almoçar, sente-se e almoce! Se
for o café da tarde, da mesma maneira. A boa digestão está diretamente ligada à
forma como se alimenta.
5º-
Seja seletiva. Lembre-se de que tudo começa na cabeça, então, escolha bem os
alimentos antes de “cair matando”. Programe o que vai almoçar, o que vai comer
no lanche da tarde, enfim, escolha sempre coisas mais leves e de fácil
digestão. Não precisa cortar as coisas que gosta de comer, avalie a quantidade
e os horários de consumo, isso será de grande significado.
6º-
Faça exercícios físicos regularmente. Manter o corpo em atividade não é o mesmo
que exercitá-lo. O exercício físico vai recuperar o vigor, dar mais ânimo e
diminuir o cansaço, além de oxigenar o cérebro.
7º-
Mantenha o bom humor. Em provérbios 15:13 diz: “O coração alegre aformoseia o
rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Inclua mais esse exercício
na sua lista, porém esse é de mente!
8º-
Persevere e não tenha pressa. Se resolver seguir esses passos do princípio,
tenho certeza que não desistirá tão facilmente, afinal, você estará fazendo o
maior investimento de sua vida que é em você mesma. É fundamental não ter
pressa, além do que, o processo gradativo tende a ser permanente. Não desista
nunca!
Lembre-se
sempre: A única pessoa capaz de te impedir de crescer espiritual, física,
material e emocionalmente é você!